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domingo, 5 de abril de 2015

Learn to Make Games

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Get a clear roadmap to improve your game and become a pro developer!


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   


Dificuldade de aprender a fazer jogos

Programa de tutoria atraente (vender os prós como contras de ser autodidata)

Nos credibilizar como desenvolvedores veteranos

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Aprender a fazer jogos não é fácil! Claro, hoje temos ferramentas muito melhores do que aqueles pioneiros que começaram a fazer jogos em suas garagens no século passado, e até para quem não tem nenhuma experiência com programação ou arte é possível aprender a fazer bons jogos.

A internet oferece tudo que você precisa para dar os primeiros passos por conta própria. Se a sua experiência é realmente zero, nós não recomendamos nosso programa de tutoria - ao invés disso, sugerimos que busque materiais na internet, treine e se esforce para manter a motivação e continuar praticando nas primeiras várias semanas, que são as mais difíceis!

Você já fez isso? Já deu os primeiros passos meses ou anos atrás? Já começou inúmeros projetos mas nunca conseguiu botar nenhum à venda? Ou talvez já tenha trabalhado algumas centenas de horas fazendo fan games? (nós já!)

Se esse é o seu caso, talvez a tutoria 1 a 1 seja proveitosa para você!

Outras situações que você já pode ter passado:

  • Seus jogos progridem rápido no início, mas quando a coisa começa a ficar séria, vai aparecendo cada vez mais bug e vai ficando cada vez mais difícil avançar
  • Se você não trabalha solo e sua equipe parece motivada e engajada no início, mas depois de pouco tempo começa a atrasar todos os prazos e o progresso fica extremamente lento
  • O visual do jogo parece legal no papel, mas quando você bota tudo junto dentro da engine fica com cara de amador
  • Ou então o jogo até parece bonito quando parado, mas quando as coisas começam a se mexer, há uma sensação generalizada de falta de acabamento - parece ter alguma coisa errada com as animações, a forma como as coisas se movimentam, as interfaces...
  • Quando você dá seu jogo para alguém testar, tem que ficar explicando o que é cada coisa e como aquilo tudo será divertido quando mais funcionalidades estiverem prontas (mesmo o jogo já tendo várias semanas de trabalho)
  • Ou o pior de tudo: o jogo nunca é jogado por ninguém de fora da equipe! Você acha que não vão interpretar direito o seu jogo se você mostrá-lo incompleto, ou talvez não mostre a ninguém porque tem medo que roubem a sua ideia...


Se você se identifica com algumas das frases acima, provavelmente o nosso programa de tutoria é para você. Já leu em algum lugar que não tem jeito, que você precisa passar 5 ou 10 anos tentando e falhando para finalmente amadurecer e ser capaz de fazer um jogo realmente bom? Bom, nós já passamos por todos esses problemas lá no início da nossa carreira, e apesar de ter demorado, realmente aprendemos que há formas melhores de fazer as coisas:

  • Existem formas de juntar a equipe certa para o projeto - uma em que cada membro tenha as habilidades corretas e as motivações corretas para participar (e não uma composta de pessoas que você "convenceu" a te ajudarem) - e existem formas de elaborar o projeto certo para a equipe
  • Existem práticas de programação e de gestão de projeto que impedem o acúmulo de bugs e te permitem progredir em uma velocidade constante
  • Existem maneiras de moldar o estilo artístico para algo que a sua equipe possa de fato executar com um alto nível de acabamento, e existem macetes para o seu jogo emanar aquela aura de "acabamento profissional"
  • Existem métodos para planejar um jogo em que você já sabe, dentro da primeira semana ou mesmo do primeiro dia, se aquele jogo vai ser divertido quando estiver pronto ou se já vale a pena passar para a próxima ideia.


Não se desespere - ninguém sabe essas coisas quando começa. São necessários muitos anos para aprender tudo. Se você não tiver dinheiro para contratar um tutor, tudo bem! Nós investimos muito na nossa formação, mas na nossa época não achamos nenhum programa tão direto ao ponto quanto este que oferecemos, então com certeza é possível aprender sem um tutor - só leva mais tempo! Sugerimos que assine a nossa newsletter para podermos te avisar quando lançarmos artigos gratuitos falando sobre alguns desses temas.

Nós cobramos US$ 400 pelo programa completo de tutoria. O programa é feito sob medida para cada aluno, analisando especificamente as suas habilidades, os seus jogos ou protótipos, a sua situação geral e os seus objetivos. Nós gastamos várias horas no início para planejar um programa perfeito para a sua situação. Os programas são compostos por:

  • Videos e leituras recomendadas
  • Exercícios de game design
  • Exercícios de planejamento de desenvolvimento (escopo, etapas, etc)
  • Desenvolvimento de protótipos e pequenos jogos completos
  • Participação em um game jam para testar seu desenvolvimento!
  • Pelo menos 10 sessões de 1 hora de videoconferência 1 a 1 com um dos nossos tutores, agendadas de acordo com a disponibilidade do tutor e do aluno

Há liberdade para cadenciar o seu aprendizado de acordo com a sua disponibilidade, porém dentro do prazo máximo de 6 meses. Este prazo é dado para garantir o resultado do treinamento, que requer foco, comprometimento e dedicação.

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